High school nos Estados Unidos

High school nos Estados Unidos

O Programa de intercâmbio

São organizações educacionais sem fins lucrativos, com finalidade específica de promover entendimento mundial através do intercâmbio cultural entre vários países.
O programa é reconhecido pela United States Information Agency (USIA) como “Programa de Intercâmbio Cultural” autorizado a emitir o formulário DS2019, que dá direito aos participantes qualificados de requererem o visto J-1 especial de longa duração, no Consulado ou embaixada Americana.

Os Estados Unidos

São um dos países mais diversificados do mundo, com uma grande variedade de regiões, cidades e comunidades, todas com características especiais próprias. Os estudantes são distribuídos em 49 estados, em todos os tipos de centro populacionais. Muitas famílias hospedeiras residem em cidades pequenas, o que possibilita aos participantes conhecer aspectos da cultura americana que passa desapercebido aos turistas. Essa “Cidadezinha Americana” será aquela que muitos estudantes de intercâmbio irão lembrar com carinho por muitos anos.
Como representante de seu país,você terá oportunidade inigualável de fazer com que os americanos aprendam sobre seus hábitos e cultura.

Sua Família Hospedeira

O programa de intercâmbio permite que você visite os Estados Unidos e participe de um ano escolar completo, ou de apenas um semestre. Estudantes de todas as partes do mundo participam do programa. Você irá viver com famílias cuidadosamente selecionadas e freqüentará uma escola local participando das atividades escolares e culturais como qualquer outro adolescente. Terá sua própria programação de cursos, que será baseada em seus objetivos educacionais e nos cursos que já tiver completado em seu país.
Poderá escolher entre uma grande variedade de esportes, atividades recreativas e de clubes. O aspecto mais gratificante de seu programa de intercâmbio serão as amizades duradouras e cheias de afeto que você fará com seus colegas e sua família.

Características das Famílias Hospedeiras

As famílias anfitriãs são voluntárias. Elas não são pagas para receber os estudantes.O programa americano seleciona cuidadosamente as famílias hospedeiras, com base em sua vontade de receber um estudante estrangeiro e em sua capacidade de proporcionar um lar confortável e seguro e a oportunidade de uma experiência cultural positiva para o intercambista. Pessoas de todas as idades e de todas as posições sociais se oferecem para participar como famílias hospedeiras. Avós, famílias com crianças pequenas, famílias com um só progenitor e famílias tradicionais com pai e mãe tem participado com êxito do programa . A família hospedeira espera sempre poder contar com a  participação do jovem nas atividades familiares. Elas esperam que o intercambista compartilhe dos privilégios e das responsabilidades próprias de um membro da família… tal como se fosse filho ou filha verdadeira. Isto inclui participar das tarefas caseiras. A Família hospedeira terá interesse em aprender coisas sobre o país de origem do participante e em lhe ajudar a entender sobre a vida nos Estados Unidos. Estarão ansiosos para responder a todas as perguntas e explicar coisas que ao primeiro momento parecem difíceis aos jovens. E, o mais importante, estarão esperando de braços abertos para dividir o lar com um jovem que poderá ser você.

A “Família Hospedeira” tem a responsabilidade de:

Oferecer-lhe um lar durante um ou dois semestres escolares.
Recebê-lo como um membro da família e incentiva-lo a participar de todos os aspectos de sua vida familiar.
Oferecer-lhe cama e lugar para estudo, num quarto dividido com outro membro da família, do mesmo sexo e faixa de idade, ou num quarto somente seu.
Fornecer-lhe refeições (exceto almoço nos dias escolares).
Fornecer-lhe transporte de ida e volta da escola caso necessário, senão houver ônibus escolar.
Incentivar o intercâmbio de idéias e proporcionar oportunidades para que você possa familiarizar-se com o ambiente social e cultural do lar e da vizinhança
Oferecer o carinho e a compreensão de que um jovem necessita para aproveitar bem um ano escolar nos Estados Unidos.

Como o programa americano encontra
as famílias hospedeiras

O programa americano tem uma rede de centenas de coordenadores locais espalhados pelos Estados Unidos. Os coordenadores locais são homens e mulheres de todas as idades, professores jovens, aposentados, profissionais e donas de casa. Todos acreditam profundamente no valor do intercâmbio cultural.
Os coordenadores locais servem como representantes do programa americano na comunidade. Os coordenadores locais entrevistam as famílias interessadas em participarem como hospedeiras. O coordenador deve se certificar de que a família entende as responsabilidades de acolhimento, deve examinar as condições gerais da família e sair com a convicção de que todos os membros da família realmente concordam em passar por essa experiência.
O coordenador local é a pessoa, a quem você, sua família hospedeira e sua escola recorrerão em caso de alguma questão ou preocupação.

Os coordenadores locais são responsáveis por:

Examinar, entrevistar e selecionar sua família hospedeira;
Orientar sua família hospedeira antes de você chegar;
Supervisionar e aconselhar você e sua família e visitá-lo sempre que necessário;
Prestar assistência em situação de emergência, a você e sua família, caso necessário;
Os coordenadores locais recebem instrução e direção permanente do escritório nacional do programa americano e participam das sessões de treinamento nacionais e regionais anuais.

A vida na escola de nível médio (High School)

As comunidades à que pertencem as famílias que recebem os estudantes, têm escolas excelentes onde você poderá se beneficiar de uma experiência educacional valiosa. As escolas americanas utilizam um método educacional “interdisciplinar”, o que significa que os estudantes participarão em aulas de diversos cursos de línguas , história, geografia, literatura e ciências.
O programa americano obtém informações completas sobre sua vida educacional do estudante  e as fornece à sua escola antes de sua chegada. Os cursos são ministrados em vários níveis de proficiência, e seu conselho escolar irá se certificar de que você seja colocado no nível adequado. A seleção das turmas dependerá tanto das diretrizes da escola quanto dos objetivos acadêmicos e interesses pessoais do estudante.
Considerando que os sistemas escolares variam de país para país, poderá acontecer que você não seja colocado com alunos da mesma idade em todas as aulas. Todos os estudantes que participam do programa devem ter uma carga horária completa de cursos e participar das atividades da escola tal como um estudante comum.

Atividades Escolares

A maior parte das escolas americanas oferece um programa completo de atividades extracurriculares das quais os estudantes poderão desfrutar, além das atividades escolares normais. Aconselhamos sua participação nessas atividades. As opções variam em: fazer parte de equipes esportivas, torcida organizada, conjuntos musicais ou corais, jornais escolares,publicações de “Livros do Ano” e de organizações de prestação de serviços voluntários na comunidade. Além disso, há muitos clubes de interesses especiais em áreas como teatro,ciências, debates,musicais e várias outras, que contribuirão para aumentar sua cultura.

Histórico escolar

Os estudantes que participam do programa Americano poderão receber um histórico escolar oficial de seu estudo em escolas americanas.
Esses documentos irão relacionar os cursos freqüentados e as notas obtidas. Os estudantes devem requerer o histórico escolar antes de sair dos Estados Unidos. As escolas não poderão conceder diploma para o intercambista, mas certamente irão fornecer o “School Transcript”, que é o histórico escolar que dará direito ao prosseguimento ou término do seus estudos no Brasil, de acordo com o ano escolar que já havia feito no Brasil antes do Intercâmbio.

Política acadêmica do programa

O programa americano irá acompanhar seu desempenho escolar e conduta pessoal na escola. Você estará sujeito aos mesmos regulamentos sociais e acadêmicos que qualquer outro estudante da escola. Os professores e orientadores educacionais devem contatar seu coordenador local e sua família hospedeira imediatamente, na ocorrência de algum problema.
Para manter uma situação regularizada perante a escola anfitriã, o estudante deve matricular-se em um curso adequado de língua inglesa e em outro curso com estudos americanos, quase sempre, “Government” e manter uma média “C” em todas as aulas principais.

Rede de apoio nos EUA

Supervisão de coordenadores locais e regionais.
Os estudantes terão um coordenador local responsável, a quem poderá recorrer se tiver algum problema. Os coordenadores locais do programa americano poderão organizar atividades, viagens e eventos culturais. Os estudantes poderão contar ainda com o diretor regional responsável por todo o Estado.

Como tornar-se um estudante de Intercâmbio

Quem poderá candidatar-se:

• Estudantes do curso do ensino médio de 15 a 18 anos;
• Média escolar C+;
• 3 anos de aprendizado de inglês;
• Boa Saúde
• Você deve estar gozando de boa saúde e concordar em seguir os regulamentos e orientações do programa americano. Os candidatos devem possuir dinheiro suficiente para seus gastos pessoais enquanto estiverem nos Estados Unidos e adquirir em sua organização de intercâmbio uma passagem aérea sem restrições e com validades para regressarem a seu país de residência.

Pré-requisitos para viagem aérea internacional

Todos os participantes do programa deverão levar consigo uma passagem de ida e volta de seu país de residência aos Estados Unidos, válida por um ano. Os estudantes deverão programar seu regresso a seu país de origem para o período de oito a dez dias após o término das aulas.

Obtenção do visto Consular

O programa Americano foi designado oficialmente pela United States Information Agency ( USIA) como um “Programa de Intercâmbio para visitantes” autorizados a emitir o Formulário DS 2019
Os estudantes devem levar este formulário ao Consulado ou Embaixada Americana mais próxima para requerer o visto J-1.
A tramitação do visto e o custo das taxas consulares são despesas exclusivas do participante.