High school na França

High school na França

O programa de colegial na França é direcionado a jovens de 15a 18 anos que se dedicam em seu país de origem ao estudo da língua francesa. Terão a grande e única oportunidade de poder vivenciar a vida como se fosse um jovem francês, morando com uma família anfitriã que lhe servirá de apoio e da qual fará parte ativa. Freqüentara uma escola equivalente ao colegial, onde deverá ter boa performance. A acomodação em casa de família é talvez um dos aspectos do programa que mais requer maturidade por parte dos alunos estrangeiros
A vida na Franca implica numa ampla adaptabilidade por parte do participante, já que não é nada fácil viver num país onde os costumes e hábitos são diferentes dos que o aluno está acostumado. No entanto, este programa é uma oportunidade para ser mais independente, tomar suas próprias decisões e ter uma experiência enriquecedora que irá contribuir na formação do caráter e personalidade.

Pré-Requisitos
Para se inscrever no programa é necessário:

– Estar na faixa etária de 15 a18 anos;
– Não ter reprovação escolar recente em sua vida acadêmica;
– Ter nível intermediário ou avançado da língua francesa;
– Ter mente aberta, estabilidade emocional, flexibilidade e iniciativa;
– Ser responsável;
– Ter boa saúde física e mental.

Documentos

– Formulários oficiais, preenchidos e assinados pelo aluno e seus pais;
– Atestados médicos em formulários próprios do Consulado da Franca;
– Atestado financeiro do banco onde os pais possuam conta,  demonstrando recursos suficientes para a manutenção do aluno.

Escola na França

A frequência em uma escola será um dos aspectos mais importantes do intercâmbio, pois alem da oportunidade de aprender a língua dentro das atividades acadêmicas o jovem terá a chance de desenvolver amizades e aumentar seu círculo social. Dependendo do histórico escolar e do nível de comunicação na língua francesa o intercambiário será matriculado no “Collège-3ème” ou no “Lyçée-2nd à inale”, esta decisão é feita pelo diretor da escola mediante analise prévia e não deve ser contestada pelo estudante. O intercambiário terá uma entrevista com o diretor ou “proviseur” para fazer seu horário escolar. Os cursos incluídos em seu horário são obrigatórios, como no Brasil, e as matérias mais  comum  são:   matemática,  francês,   história,   geografia,   economia,   inglês, alemão, física, biologia, educação física, artes, computação, etc. Os professores franceses são bastante rígidos na disciplina dentro da aula,  é costume os alunos levantarem-se para saudar o professor quando este entra na classe; mas por outro lado, são muito amigos quando solicitados para ajuda em questões pertinentes às suas aulas.
Cada aula tem a duração de 55 minutos e normalmente os alunos mudam de classes para cada aula.

O estudante não pode perder aulas a não ser por motivo de doença e deverá levar à escola uma justificativa escrita de sua família. O período escolar é integral com início às 8:00s e término as 17:00 ou 18:00hs, seu horário de almoço será um intervalo de uma a duas horas. Os  intercambiários  terão que  comprar o almoço  na  própria  escola  e  serão “demi-pensionnaire”, esta despesa faz parte dos gastos pessoais do participante.

Outras Atividades
Como a escola tomará grande parte do dia do aluno, não haverá muito tempo livre durante a semana para diversões. As escolas francesas não possuem muitas atividades extracurriculares. Se o jovem quiser praticar esportes, música, artes etc., deverá procurar ser membro de um clube particular ou academia, em sua cidade.

Gastos Pessoais
Aconselhamos que os estudantes leve dinheiro para gastos pessoais como: lanches na escola, roupas, cosméticos, telefonemas livros, passagens de ônibus urbanos, metro, etc.

ORIENTAÇÃO NA FRANÇA – OPCIONAL

Haverá uma semana de orientação em Paris. A programação inclui aulas, visitas a lugares históricos, palestras, eventos culturais e passeios. Os estudantes ficarão em hotéis ou alojamentos juvenis supervisionados por conselheiros do programa. Os alunos que optarem por não participar na reunião, irão direto para a casa de suas famílias hospedeiras.

Aconselhamento
Durante a duração do programa o intercambiário terá um representante local para ajudá-lo a adaptar-se e resolver possíveis problemas.

Seguro Saúde e Acidentes
O participante terá incluso no preço do programa um Seguro Saúde feito em seguradora de renome na Europa, este seguro médico cobrirá atendimento hospitalar e remédios durante a duração oficial do programa.

Passagens Aéreas
As passagens aéreas de ida e volta não estão inclusas no preço do programa. Study N’ Travel emitirá as passagens e informará aos pais os preços e condições vigentes no mercado.

Os Preços incluem
– Seleção e colocação em escolas adequadas;
– Seguro Saúde;
– Seleção de família hospedeira;
– Orientação geral do participante;
– Supervisão e guarda dos estudantes enquanto estes estiverem na França por um coordenador de área.

Os Preços não incluem
– Passagens aéreas de ida e volta ao destino determinado pelo programa;
– Pedido de visto;
– Dinheiro para gastos pessoais como lanches na escola, roupas, cosméticos, telefonemas, etc.;
– Passes de ônibus ou metro, para transporte local;
– Uniforme escolar e os livros da escola;
– Taxas cobradas pela escola para excursões, ou outras atividades.

Termos e Condições de Pagamento/ Cancelamento e Reembolso
Consultar o contrato de serviços em anexo aos documentos a serem preenchidos.