High school na Alemanha

High school na Alemanha

AYP (Programa do Ano Acadêmico)

A Alemanha é um dos países mais ricos da Europa e também um dos mais avançados em termos de tecnologia. De Munique , nos Alpes à Colônia, à beira do rio Reno, deslumbre-se com belas cidades. Além de se tornar fluente em alemão, um idioma cada vez mais requisitado pelo  mercado de trabalho, você poderá passear por Berlim, conhecer o local onde existiu o famoso muro , visitar os modernos cyber cafés , bibliotecas, museus, teatros, etc

Seguro

A DFSR pode fornecer um seguro de viagem de primeira linha à base de € 50,00 mensais por pessoa. O seguro (chamado de SITE) inclui: saúde, acidente, responsabilidade civil, seguro de bagagem bem como assistência jurídica e uma linha telefônica direita de auxílio médico.

Coordenadores

Temos aproximadamente 50 coordenadores em toda a Alemanha. Eles são freelancers para a DFSR. A maioria deles passou um ano nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia com a DSFR. Eles estão acostumados a morar longe de suas casas por um longo período, conhecem o processo de inscrição, falam pelo menos 2 idiomas fluentemente, têm experiência em se adaptar a um ambiente, pessoas e países novos, etc.

Também temos alguns pais de antigos intercambiários que conhecem o programa de intercâmbio de quando seus filhos estavam no exterior. A maioria dos freelancers fazem entrevistas para o nosso departamento de nossa escola secundária. Eles se reúnem com os pais e o estudante que está interessado em fazer um ano de intercâmbio. Eles dão conselhos, respondem perguntas e fazem uma entrevista oral em inglês.

Famílias

A maioria de nossas famílias nos chamam e nos perguntam se temos estudantes de um país estrangeiro que gostariam de ficar na Alemanha com eles. A maioria das famílias têm filhos que passaram um ano no exterior ou cujos filhos estão atualmente no exterior e têm um cômodo sobrando para um intercambiário. As famílias anfitriãs não são pagas. Eles aceitam os estudantes de maneira voluntária. As famílias estão interessadas em culturas e tradições estrangeiras. Muitas delas querem possibilitar que estudantes de outros países conheçam a cultura e o estilo de vida alemão. Os pais mandaram seus filhos para o exterior pela DFSR e ficaram muito satisfeitos. Agora, eles querem possibilitar que outras crianças tenham a mesma experiência.

Nós conhecemos a maioria das famílias pessoalmente, uma vez que os conhecemos entrevistando ou em uma das reuniões de preparação da DFSR para intercambiários. Uma vez que escolhermos uma família para receber um estudante, um coordenador será enviado para a casa. O coordenador observa a casa e o jardim, verifica o quarto do estudante, entrevista todos os membros da família, observa a vizinhança, verifica o transporte público. Na maior parte das vezes, nossas famílias têm crianças que ainda vão à escola mas nós também aceitamos pais sem filhos ou pessoas aposentadas se puderem fornecer um lar agradável, limpo e amigável.

Cidades

As famílias podem estar em qualquer lugar da Alemanha, em áreas suburbanas e em cidades. As cidades alemãs são muito seguras e têm um excelente transporte público. Nós procuramos primeiramente famílias boas e apropriadas ao invés de colocar estudantes em cidades desejadas. Os estudantes, é claro, podem nos dizer onde gostariam de ser colocados (região), e nós faremos o máximo para encontrar uma escola e uma família no local, mas não podemos garantir.

Escolas

Temos diferentes tipos de escolas na Alemanha:
1. Hauptschule (9 anos)
2. Realschule (10 anos)
3. Gesamtschule (10 anos)
4. Gymnasium (13 anos)

Os estudantes que gostariam de estudar após a escola têm de freqüentar um Gymnasium (13 anos escolares). Outros estudantes irão para as outras escolas.

Dependendo da idade, do conhecimento de alemão e das notas da escola, o DFSR colocará  os estudantes no Gymnasium, Realschule ou Gesamtschule. Se possível, colocaremos os estudantes na mesma escola que seu irmão ou irmã anfitriões. Da 1ª à 10ª série, o ensino é basicamente o mesmo em todas as escolas. As séries de 11 a 13 são mais difíceis. Os estudantes terão de escolher cursos especiais (ênfase em línguas ou ciências).

Temos 2 semestres no ano escolar na Alemanha. Dependendo da “Bundesland“ (mais ou menos um estado alemão), a escola começa depois de 6 semanas de férias de verão em julho/agosto/setembro e vai até o fim de janeiro. O segundo semestre começa no fim de janeiro/começo de fevereiro e vai até o verão, novamente dependendo.

Os estudantes que vierem em janeiro podem ficar por um ano até o verão, três meses até os feriados da Páscoa ou 10 meses até o Natal. Se os estudantes que vierem em janeiro quiserem ficar por 10 meses, eles precisam ter em mente que existem 6 semanas de férias de verão nesse período, e que os estudantes alemães entram na próxima série após o recesso de verão.

Nós recomendamos de 150 a 200 Euros por mês para pequenas despesas para os estudantes. Esse dinheiro é para gastos pessoais, como por exemplo cinema, ônibus/trem, produtos de higiene pessoal, lanches, etc.

Algumas escolas na Alemanha fornecem possibilidades de almoço bem acessíveis. Os estudantes recebem uma refeição quente por aproximadamente 2 ou 3 euros. Normalmente, os estudantes trazem seus almoços de casa ou pegam algo para comer em alguma loja próxima.